O que é a psicoterapia integrativa?
- Laís Augusta
- 5 de mar.
- 1 min de leitura
Atualizado: 6 de mar.

A Psicologia nasceu integrativa, pois havia abertura para o compartilhamento dos conhecimentos e técnicas desde o início.
A Psicologia não perdeu essa característica integrativa e se desenvolveu justamente pela junção de saberes de vários de seus mais famosos psicólogos, destacando a sua prática interdisciplinar.
Mas, afinal o que é a Prática em Psicoterapia Integrativa?
A Prática em Psicoterapia Integrativa é a possibilidade de integrar conhecimentos e técnicas das abordagens psicológicas às práticas clínicas do psicólogo, da sua própria abordagem e do contexto do paciente, pois não podemos compreender o paciente fora da sua experiência de vida.
A Prática em Psicoterapia Integrativa é uma Prática Baseada em Evidências, pois pratica os componentes de integração das melhores evidências de pesquisa; experiência clínica; e, preferências e identidade do paciente, tendo como diretriz orientadora, o cuidado integral. Essa prática é realizada através da revisão sistemática da literatura, com metodologia adequada e de acordo com as possibilidades do psicólogo.